Em “Prazer a todo custo”, especialista referência na medicina explica como a busca por satisfação pode se tornar uma prisão 17 de dezembro de 2024.
Compulsão alimentar, consumismo, pornografia, tabagismo e alienação em ambientes digitais são apenas alguns exemplos de vícios relacionados aos efeitos da dopamina. A lista é extensa e ninguém está imune a eles. Por isso, na obra Prazer a todo custo, o Dr. Juliano Pimentel, referência na área médica, explora os efeitos da busca desenfreada por satisfação fácil e rápida e mostra como acabar com essa dependência.
No livro, publicado pela Citadel Grupo Editorial, o autor best-seller e palestrante, parte de embasamento científico para explicar os fatores neurobiológicos, ambientais e emocionais que sustentam o desejo de querer sempre mais uma dose de prazer, mesmo que isso resulte em comportamentos compulsivos.
Um dos exemplos apontados – que afeta de crianças a idosos – é o uso excessivo de redes sociais. De acordo com relatório do DataReportal, o tempo médio de tela dos brasileiros é de 9h32m por dia. Segundo o especialista, essa superexposição ao celular não apenas tira o foco de outras atividades cotidianas, mas destrói o sono reparador, fundamental para a saúde.
O seu cérebro, originalmente projetado para ser uma potência que opera em direção a
sua evolução, desregula a resposta aos estímulos, disparando uma resposta cada
vez maior de necessidade daquilo que você o viciou a ter, pois ele já não se
contenta mais com a quantidade de dopamina que está recebendo.
Prazer a todo custo, p. 9-10
Dr. Juliano apresenta aos leitores uma abordagem multidisciplinar para eliminar qualquer tipo de vício. Fortalecer o emocional, desenvolver o autocontrole, estabelecer rotinas de alimentação e atividades físicas, buscar uma rede de apoio e reduzir os gatilhos da dependência são alguns dos direcionamentos apresentados na obra.
No entanto, assim como ninguém está livre dos vícios, o autor alerta que as recaídas fazem parte do processo. E, em momentos assim, é preciso preparo para lidar com as próprias fragilidades, reconhecer padrões comportamentais e principalmente, não desistir de continuar. Prazer a todo custo se tornará um grande aliado para todos os que enfrentam o desafio de superar a dependência para ter uma vida realmente livre.
FICHA TÉCNICA
Título: Prazer a todo custo
Subtítulo: Como a busca excessiva por dopamina tem aprisionado você em vícios e o que fazer para se libertar disso
Autor: Juliano Pimentel
Editora: Citadel Grupo Editorial
ISBN: 978-6550475161
Número de páginas: 208 páginas
Preço: R$ 66,90
Onde encontrar: Amazon
Baixe a capa do livro em alta AQUI.
Baixe a foto do autor em alta AQUI.
Sobre o autor: Juliano Pimentel é um médico nada convencional. Após um período de jejum espiritual prolongado, decidiu viver em plena congruência com o que lhe foi revelado em seu coração, saindo do consultório para exercer a medicina de almas em um mundo doente. Desde então, teve a oportunidade de transformar milhões de vidas, em mais de 70 países, por meio de um trabalho que abrange a junção de corpo, alma e espírito, e que tem como objetivo a obtenção da plena forma.
Rede social do autor: Instagram