James Allen foi escritor, filósofo e poeta. Escreveu sobre temas complexos como a fé, o destino, o amor, a paciência e a espiritualidade, mas teve o raro dom de conseguir expor os temas de modo simples e compreensível.
Nasceu em 1864, em Leicester, Inglaterra, de onde partiu aos quinze anos, com toda a família, rumo aos Estados Unidos. Contudo, dois dias depois de chegarem ao novo continente, o seu pai viria a falecer, o que obrigou a família a reorganizar-se. A morte do pai levou James Allen a abandonar a escola e a começar a trabalhar para ajudar a sustentar a família. Apesar de trabalhar durante muitas horas, continuou a ler e a estudar os mais diversos temas.
Aos 38 anos, abandonou seu trabalho, e, juntamente com sua esposa e sua filha, mudou-se para uma pequena casa de campo em Ilfracombe, Devon, Inglaterra, para levar uma vida simples de contemplação. Lá ele escreveu durante nove anos, produzindo dezenas de obras. Embora não tenha alcançado grande fama ou riqueza em vida, suas obras continuam a influenciar muitas pessoas ao redor do mundo.