Na obra, publicada pela Citadel Grupo Editorial, Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), contextualiza as origens do embate iniciado há exatamente um ano.
Desde o ataque terrorista do Hamas a Israel, em 7 de outubro de 2023, o médico Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e ex-presidente do Hospital Albert Einstein, se destaca como uma das vozes mais poderosas no combate ao antissemitismo no país. Agora, seu empenho na luta para acabar com o discurso de ódio ganha novo impulso com o lançamento do livro Entre a Luz e as Trevas, publicação da Citadel Grupo Editorial.
No livro o autor oferece uma visão profunda e acessível sobre um dos conflitos mais complexos e duradouros do mundo moderno: o embate entre Israel e grupos terroristas como o Hamas. Mais do que uma questão territorial ou religiosa, o autor traz à tona uma reflexão sobre o choque de civilizações, onde dois modelos de sociedade se enfrentam — de um lado, a liberdade, a democracia e a justiça; do outro, a opressão e o terror.
O lançamento do livro ocorre um ano após os atentados do Hamas, em 7 de outubro de 2023, que resultaram na morte de cerca de 1.200 pessoas e no sequestro de outras 230. Lottenberg reflete sobre como esses ataques não apenas marcaram Israel, mas ecoaram globalmente, expondo os desafios da democracia diante do terrorismo e da desinformação. A obra convida o leitor a compreender esse conflito dentro de um contexto mais amplo, onde as consequências ultrapassam as fronteiras da região e impactam o equilíbrio de valores democráticos ao redor do mundo.
Com uma abordagem acessível, o autor também discute temas como o papel da desinformação, que se tornou uma arma poderosa no combate ideológico moderno. O livro revela como a manipulação de narrativas — muitas vezes amplificadas pelas redes sociais — pode influenciar percepções e acirrar conflitos, tanto no Oriente Médio quanto no cenário global.
Outro destaque da obra é o depoimento exclusivo de um brasileiro que estava presente na festa atacada pelo Hamas e conseguiu escapar dos terroristas.
Entre a Luz e as Trevas é um convite à reflexão para todos que se preocupam com o futuro da humanidade. O autor argumenta que, ao entender melhor esse conflito, podemos encontrar lições aplicáveis para outras partes do mundo que enfrentam ou enfrentarão desafios semelhantes.
“Este não é um conflito local. O que acontece em Israel e no Oriente Médio ecoa globalmente e afeta todos os que defendem a liberdade e a Justiça”, afirma Lottenberg.
Em tempos de polarização e extremismo crescente, Entre a Luz e as Trevas chama a atenção para a necessidade de uma postura crítica e para os terríveis danos humanos do conflito, nos dois lados das fronteiras. Com uma análise rica em detalhes históricos e geopolíticos, o livro também aponta exemplos positivos e caminhos viáveis para a paz.
Entre a Luz e as Trevas se apresenta como essencial em um momento em que as redes sociais muitas vezes amplificam o preconceito e a violência. Claudio Lottenberg, amplamente reconhecido por sua trajetória de liderança e defesa de causas humanitárias, oferece nesse título uma bússola valiosa para guiar um futuro mais justo para toda a humanidade e faz um verdadeiro chamado àqueles que querem se unir para fazer a luz brilhar e as trevas desaparecerem.
FICHA TÉCNICA
Título: Entre a Luz e as Trevas: por que o conflito entre Israel e hamas importa para você e para todo o mundo
Autor: Claudio Lottenberg
Editora: Citadel Grupo Editorial
ISBN: 978-6550475383
Dimensões: 15.5 x 1 x 23 cm
Páginas: 176
Preço: R$ 59,90
Onde encontrar: Amazon
Baixe a capa do livro em alta AQUI.
Sobre o autor: Claudio Lottenberg é um dos maiores especialistas em oftalmologia do Brasil, sendo o primeiro a realizar uma cirurgia de miopia no país. Esteve à frente, durante 15 anos, do Hospital Israelita Albert Einstein, onde introduziu o SUS e criou a Faculdade de Medicina. Atualmente, é Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente da instituição e de sua mesa diretora. É também fundador da rede de clínicas oftalmológicas Lotten Eyes, que já possibilitou atendimento de excelência a mais de 160 mil pacientes. Claudio está em seu terceiro mandato como presidente da Confederação Israelita do Brasil, sendo porta-voz de questões fundamentais para a comunidade judaica brasileira. Desde o ataque terrorista do Hamas a Israel, em 7 de outubro de 2023, sua voz tem sido um alerta de que a urgência de se combater o antissemitismo, o discurso de ódio e o terrorismo vai além dos interesses de Israel e dos judeus. Já publicou os livros “A saúde brasileira pode dar certo” e “Saúde e cidadania”, e é coautor de “A revolução digital na saúde”.